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Tipos de Caminhões: Saiba qual é o ideal para cada tipo de carga


Os caminhões podem ser classificados conforme tamanho e capacidade máxima de peso ou de cubagem. Por essa razão, existem tipos de caminhões para as mais diversas finalidades de uso, e a avaliação da carga a ser transportada, assim como o trajeto a ser percorrido e as restrições de tamanho para algumas regiões são especificidades que devem ser avaliadas nessa escolha.  Enquanto alguns são mais indicados para perímetros urbanos, outros são ideais para percorrer as estradas, por exemplo.


Compreender as especificidades logísticas do negócio é essencial para definir o tipo correto de caminhão e garantir a eficiência e a segurança necessárias no transporte rodoviário de cargas. O resultado de uma escolha inteligente evita a sobrecarga ou a subutilização do caminhão.


Quer saber se você está usando o veículo adequado para o transporte? Veja abaixo cada um deles com suas características:


1.   Veículo urbano de carga (VUC)

Veículo de menor porte, mais indicado para trafegar em áreas urbanas, já que suas características são específicas:

- largura máxima de 2,20 metros;

- comprimento máximo de 7,20 metros;

- fabricação a partir de janeiro de 2005;

- limite de emissão de poluentes;

- capacidade de carga de até 3 toneladas.


2.   Caminhão semipesado (TOCO)

Tem eixo simples na carroceria, ou seja, um eixo traseiro e outro frontal e pode ter até seis pneus — quatro na traseira (eixo duplo) e dois na dianteira. É o veículo escolhido para mudanças, distribuição de carga seca e caçamba de areia e cascalho. Suas principais características são:

- capacidade de carga de até 6 toneladas;

- peso bruto máximo de 16 toneladas;

- comprimento máximo de 14 metros.


3.   Caminhão pesado ou trucado (6x2)

Tem o eixo duplo na carroceria, ou seja, eixos acoplados para aumentar seu poder de carga sem comprometer seu desempenho. O eixo traseiro deve, obrigatoriamente, receber a força do motor. Quando os dois eixos traseiros são tracionados, é chamado de caminhão traçado. Veja suas principais características:

- capacidade de carga de 10 a 14 toneladas;

- peso bruto máximo de 23 toneladas;

- comprimento de 14 metros.


4.   Carreta

A força do motor (motriz) fica no cavalo mecânico (rodas de tração e a cabine do motorista) e a segunda estrutura recebe a carga. O cavalo mecânico pode ser acoplado para carregar diferentes tipos de carga. Cada módulo é denominado semirreboque.


Essas composições precisam respeitar a CMT dos caminhões, seguir os comprimentos e pesos brutos máximos permitidos pela legislação:


a)   Cavalo Mecânico Trucado ou LS: tem o eixo duplo em seu conjunto, para aumentar seu poder de carga. Assim, o peso é distribuído em mais rodas.


b)   Carreta 2 eixos: tem um cavalo mecânico e um semirreboque com 2 eixos cada, seu peso bruto máximo é de 33 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.


c)   Carreta 3 eixos: Tem cavalo mecânico e o semirreboque com 3 eixos. Seu peso bruto máximo é de 41,5 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.


d)   Carreta cavalo trucado: O cavalo mecânico é trucado e o semirreboque tem 3 eixos. Seu peso bruto máximo é de 45 toneladas e o comprimento máximo de 18,15 metros.


e)   Bitrem ou treminhão: Grande capacidade de carga, com sete eixos que suportam um peso bruto total de 57 toneladas. Os semirreboques podem variar entre os tracionados ou com cavalo mecânico trucado.


f)    Rodotrem:  Combinação de dois semirreboques com 9 eixos que suportam um peso bruto total de 74 toneladas. O veículo que interliga os semirreboques é chamado dolly e o veículo só pode ser tracionado por um cavalo mecânico trucado.


5.   Baú simples

Carroceria fechada para transporte de carga seca embalada (caixas, sacas, fardos), sendo mais utilizado em mudanças residenciais e comerciais e para o transporte de materiais que demandam maior proteção contra intempéries.


6.   Grade baixa

Também utilizada para cargas secas soltas, mas a carroceria é menos protegida por ser aberta. Assim, é mais usada para o transporte de produtos resistentes, chapas de aço, materiais de construção e madeira, por exemplo.


7.   Graneleiro

Indicado para o transporte de cargas secas a granel que não demandam invólucro (cereais, grãos, fertilizantes e adubos, por exemplo), sendo usado também para carregar produtos para a construção civil.


8.   Baú sider

Tem uma abertura lateral que facilita o deslocamento de produtos paletizados, engradados e caixas que não demandam proteção contra intempéries. Pode ser fechado por lona.


9.   Caçamba basculante

Permite a descarga por escoamento traseiro, por isso é indicada para o transporte de areia, cascalho, terra, brita e outros materiais de construção a granel, assim como grãos.


10. Porta contêiner

Usado principalmente em zonas portuárias, locais mais burocráticos para liberação de cargas. É de fácil manuseio (carga e descarga), mas demanda uma fixação própria nos veículos.


11. Tanque:

Carroceria própria para o transporte de líquidos a granel (água potável, leite e combustível, por exemplo).


12. Baú refrigerado ou frigorífico

Seu uso é apropriado para cargas perecíveis, como carnes, congelados, laticínios e produtos frescos para o consumo como frutas e verduras, os quais exigem a manutenção da cadeia do frio e a proteção irrestrita contra intempéries. Os equipamentos de refrigeração deste modelo de caminhão são resistentes, duráveis e flexíveis de modo a se adaptar ao transporte dos mais diversos tipos de carga refrigerada; devem possuir tecnologia embarcada no controle e monitoramento de temperatura, preferencialmente com o uso de app que facilitam o manuseio.


A linha completa de equipamentos da FrigoKingbr oferece um leque de opções que atendem estas e outras especificações nos mais exigentes mercados ao redor do mundo, atendendo veículos de pequeno porte como furgões até veículos de grande porte.


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